O CINDES foi criado em 2006 com o objetivo de contribuir para o aprofundamento do debate sobre as relações entre desenvolvimento e integração internacional do Brasil. Desde então o CINDES se consolidou como um centro de estudos policy-oriented, que analisa a política econômica externa do Brasil, suas posições e interesses em diferentes foros de negociação e cooperação internacional, a evolução do cenário mundial e seus impactos sobre a economia e a políticas comercial do país.
O Cindes é um think tank independente dedicado ao debate sobre a inserção internacional do Brasil, cuja visão é orientada pelos seguintes valores:
É diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) e sócia da Ecostrat Consultores. Especialista em temas relacionados a negociações comerciais internacionais e a política de comércio exterior. Sandra é professora de Política Comercial no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro. Sandra Rios é economista, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi coordenadora da Unidade de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – IPEA (Rio de Janeiro).
É Pesquisador Sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e Professor da Escola de Relações Internacionais da FGV e do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UnB, Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq “Sistema Internacional no Antropoceno” e Pesquisador Nível 1B do CNPq. É autor de 7 livros, mais de 50 capítulos de livros e mais de 80 artigos publicados em periódicos científicos especializados em vários países. Tem mais de 300 citações no Web of Science e mais de 5800 no Google Scholar. Principais temas: Política Ambiental Internacional, Economia política internacional da mudança Climática e da Transição Energética, Globalização e Governança, relações internacionais nas Américas. É membro de vários comitês científicos nacionais e internacionais. Participa em debates públicos sobre temas de política ambiental e política internacional.
José Guilherme Reis foi Diretor Executivo do Brasil e do Suriname no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Previamente, trabalhou 14 anos no Banco Mundial, onde ocupou diversos cargos, tendo o último sido o de Gerente de Comércio e Concorrência Global. Antes de entrar no Banco Mundial em 2004, foi Secretário de Política Econômica no Ministério da Economia do Brasil (2001-2002) e Chefe do Conselho Econômico do Ministério do Planejamento e Orçamento (1999-2001). Ele também liderou inúmeros estudos sobre comércio, concorrência e crescimento de países em diferentes partes do mundo, incluindo a América Latina, África, Centro e Sul asiático e Europa. José Guilherme Reis é mestre em economia e finanças públicas pela Universidade Católica do Rio de Janeiro.