José Tavares de Araujo Jr.

Manifestação de pesar

Faleceu, no domingo, dia 27 de agosto, nosso amigo e sócio fundador do CINDES, José Tavares de Araújo Jr. Ainda não refeitos do susto e da repentina perda, gostaríamos de manifestar a nossa gratidão ao Zé por ele ter feito parte da nossa vida e da história do CINDES.

Defensor ferrenho dos benefícios da concorrência, de uma economia aberta e da justa repartição da renda, José Tavares era um economista combativo, que acreditava no poder das ideias. PHD em economia pela Universidade de Londres, teve a vida profissional marcada pela ativa participação na discussão e formulação de políticas públicas, seja ocupando cargos em diferentes governos federais, em organismos internacionais ou no CINDES.

Ele gostava de um bom debate, defendia suas visões com convicção, mas não se furtava a mudar de ideia se defrontado com bons argumentos. Tinha um senso de humor e memória notáveis, que o tornaram um exímio contador de casos.

Zé era um otimista e entusiasta das novas ideias e oportunidades. Já éramos sócios em uma empresa de consultoria – a Ecostrat Consultores – com o também já falecido Regis Bonelli, quando apresentamos a ele a ideia de criar o CINDES. Sem pedir explicações nem se preocupar com detalhes, ele aceitou imediatamente a proposta e deu grande contribuição para colocar o projeto de pé.

Convivemos profissionalmente com o Zé durante os últimos vinte anos e nossa convivência foi sempre marcada pelo bom humor, a cordialidade e a cooperação. Juntos, trabalhamos e discutimos, preocupados, os rumos desse nosso país e de sua democracia.
Vamos sentir muita falta de seu otimismo, de seus casos e de sua amizade.

© 2022 desenvolvido por Studio Cubo