Eventos

Eventos Presenciais

Workshop “O novo cenário internacional e a política externa brasileira”

O seminário O novo cenário internacional e a política externa brasileira inseriu-se no programa de cooperação entre o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) e o Policy Center for the New South e teve como objetivo promover o debate sobre as implicações do contexto internacional e da nova política externa brasileira para o comércio, investimentos e posicionamento internacional do Brasil.

Realizado em 30 de outubro de 2019.
Álbum de fotos

Workshop “Ruptura na Diplomacia? Implicações para as políticas externa e comercial”

O CINDES organizou, em parceria com o BRICS Policy Center, o workshop “Ruptura na Diplomacia? Implicações para as políticas externa e comercial”, com o objetivo de discutir as mudanças de rumo na política externa brasileira e suas implicações para a política comercial.

O seminário contou com uma apresentação de Matias Spektor (FGV-SP), seguida de comentários de Pedro da Motta Veiga (Cindes) e Denise Gregory (IRI-PUC) e de debates com todos os participantes.

Realizado em 05 de junho de 2019.

Distributive impacts of trade liberalization: challenges and mitigation policies

O CINDES organizou e coordenou um painel de debates no Forum Público 2017 (2017 Public Forum) da Organização Mundial do Comércio, no dia 28 de setembro.

O painel, com o tema “Distributive impacts of trade liberalization: challenges and mitigation policies”, foi moderado por Pedro da Motta Veiga (CINDES) e contou com exposições de Sandra Rios (CINDES), José Guilherme Reis (Banco Mundial) e Sónia Araújo (OCDE).

Realizado em 28 de setembro de 2017.

Strategic Dialogues – Assessing and Redefining Policies towards Africa in a New Global Scenario

O CINDES, CEBRI, CNI e OCP Policy Center convidam para o evento:

STRATEGIC DIALOGUES – Assessing and Redefining Policies towards Africa in a New Global Scenario: Intersecting Perspectives between Brazil and Morocco

Realizado em 17 de julho de 2017.

Workshop – A integração internacional da economia brasileira: Propostas para uma nova política comercial

O CINDES e o CDPP – Centro de Debate de Políticas Públicas –, organizaram o Workshop “A integração internacional da economia brasileira: Propostas para uma nova política comercial”, no último dia 15 de julho de 2016 no Rio de Janeiro.

O workshop teve o objetivo de discutir propostas para uma maior integração da economia brasileira ao comércio mundial. Participaram economistas, cientistas políticos e especialistas em política comercial.

Com essa iniciativa, o CINDES e o CDPP pretendem estimular a reflexão sobre as reformas necessárias para uma maior e melhor inserção da economia brasileira no comércio internacional.

Realizado em 15 de julho de 2016.
Materiais

Álbum de fotos

Os Acordos Comerciais e a Integração Internacional do Brasil no Comércio de Serviços

Ocorreu no dia 14 de abril, em Brasília, a apresentação do estudo “Os Acordos Comerciais e a Integração Internacional do Brasil no Comércio de Serviços”, desenvolvido em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Embaixada do Reino Unido e da Secretaria de Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e elaborado pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES). Além dos da equipe do CINDES, que apresentou os resultados do Estudo, o evento contou a participação dos seguintes expositores:

  1. Catherine Barber, Conselheira para Assuntos Econômicos do Reino Unido no Brasil;
  2. Carlos Abijaodi, Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI;
  3. Jorge Arbache, Assessor Econômico do Ministério do Planejamento;
  4. Marcelo Maia, Secretário da SCS/MDIC;
  5. Sherry M. Stephenson, International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD). 
Realizado em 14 de abril de 2016.
Álbum de fotos

O Cindes no WTO Public Forum da OMC em 2015

O CINDES organizou e coordenou, em parceria com outras instituições brasileiras, dois painéis de debates no Forum Público 2015 (2015 Public Forum) da Organização Mundial do Comércio, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro. 

O primeiro painel, com o tema “Industrial Policy and WTO rules: old and new challenges to multilateralism”, foi organizado em parceria com o BPC – BRICS Policy Center e discutiu as implicações para a OMC e o sistema multilateral do comércio da evolução recente observada nos objetivos e instrumento das políticas industriais.

Participaram da mesa de debates Jan Bohanes (Advisory Centre on WTO Law – ACWL), Johannes Schwarzer (Council on Economic Policies – CEP) Peter Draper (Tutwa Consulting, South Africa) e Leane Naidin (BRICS Policy Center – BPC). Pedro da Motta Veiga, do CINDES, coordenou a mesa.

O segundo painel, com o tema “Bringing investment governance to the WTO: challenges and dilemmas”, foi organizado em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria. Na sessão, discutiu-se a situação atual da governança internacional dos fluxos de investimentos internacionais, seus desafios e dilemas, bem como questões relacionadas à inclusão do tema de investimentos na agenda multilateral.

Participaram da mesa de debates James Zhan (UNCTAD), Nathalie Bernasconi-Osterwalder (Internatonal Institute on Sustainable Development – IISD) Peter Draper (Tutwa Consulting, South Africa) e Fabrizio Sardelli Panzini (CNI). Atuou como coordenadora da mesa Sandra Polónia Rios, do CINDES.

Realizado em 30 de setembro e 01 de outubro de 2015.

Segundo Diálogo Nacional sobre Mudança Climática e Crescimento Verde – Brasil

O CINDES realizou no dia 21 de novembro de 2014 o SEGUNDO DIÁLOGO NACIONAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA E CRESCIMENTO VERDE – BRASIL, dando sequência ao projeto da LATN (Latin America Trade Network) sobre crescimento verde inclusivo. O diálogo reuniu especialistas em mudanças climáticas, energia, desmatamento e em comércio internacional para um debate sobre a agenda de negociações internacionais sobre mudanças climáticas e sobre a agenda climática no Brasil.

Realizado em 21 de novembro de 2014.
Álbum de fotos

Conferência Os Rumos da Politica de Comércio Exterior do Brasil

Realizado em 11 de setembro de 2014.

Pascal Lamy: Perspectives for the governance of the world trade

Realizado em 18 de julho de 2014.

Álbum de fotos

Workshop Internacional os Mega-Acordos de Comércio e o Futuro do Mercosul

Local: Auditório 6000 – EESP – Rua Itapeva 474 – São Paulo 

Realizado em 08 de maio de 2014.

Workshop Agenda Econômica Externa do Brasil: Desafios e Cenários para o Próximo Governo

Hotel Rio Internacional Porto Bay, Rio de Janeiro.

Realizado em 29 de novembro de 2013.

Projeto LATN: Pode o crescimento verde ser inclusivo?

Hotel Rio Internacional Porto Bay, Rio de Janeiro.

Realizado em 21 de junho de 2013.
Materiais

Álbum de fotos

O CINDES no WTO Public Forum 2012

O CINDES coordenou, no WTO Public Forum (em Genebra, de 24 a 26 de setembro de 2012), uma mesa de debates tendo como tema Potências emergentes, interesses nacionais e o futuro do multilateralismo. A mesa foi uma iniciativa conjunta do CINDES, da Confederação nacional da Indústria (CNI) e da University of International Business and Economics, de Beijing. Participaram da mesa especialistas em temas econômicos e comerciais de cinco países emergentes: África do Sul, Brasil, China, Índia e Turquia.

Na ocasião, os representantes do CINDES apresentaram os resultados da reflexão desenvolvida por um grupo de especialistas brasileiros no âmbito da Força-Tarefa “O Brasil, o multilateralismo comercial e a OMC: uma perspectiva de médio prazo”.

Realizado em 24 a 26 de setembro de 2012.
Força-tarefa O Brasil, o Multilateralismo Comercial e a OMC
Realizado em 05 de julho de 2012.
Rio mais ou menos 20?
Realizado em 18 de abril de 2012.
Materiais
Álbum de fotos
Rio mais ou menos 20?
Seminário África na Agenda Econômica do Brasil
Realizado em 22 de novembro de 2011.
Materiais
Exportações e indústria: os fatores que afetam a competitividade
Realizado em 05 de agosto de 2011.
Materiais

A Agenda Econômica Internacional do Brasil: desafios para os próximos anos 

O CINDES está completando cinco anos e para comemorar reuniu no dia 10 de junho de 2011 especialistas brasileiros e estrangeiros em um seminário sobre os desafios na agenda econômica internacional do Brasil para os próximos cinco anos.

Realizado em 10 de junho de 2011.
© 2022 desenvolvido por Studio Cubo